Logos. De onde vêm? Onde vivem? Como se reproduzem?
01 – CAINDO NO SAMBA
Sempre que tenho um cliente da área artística, a primeira coisa que peço é permissão para assistir a um ensaio ou algum momento de seu processo criativo. São nessas horas de transpiração criativa que posso capturar melhor a essência do projeto e identificar o âmago do produto artístico final. No caso da banda Bola de Meia, ouvi algumas gravações, fui a um ensaio e só então, munido de vários insights importantes, fizemos a reunião de briefing. Resumindo beeeem o processo de busca de conceito, as impressões sensoriais que obtive ao acompanhar a banda sugeriram uma forte presença de um espírito de grupo. O fato da principal linha da banda ser a criação de versões de músicas conhecidas (e não simples covers) alinhado à sua produção autoral apontaram características como jogo de cintura e criatividade. E a análise das letras de sua canções autorais revelaram a forte presença do estereótipo do malandro, o mesmo que aparece em várias canções da MPB da segunda metade do século XX.
.

02 – VOLTANDO À MALANDRAGEM
Era a hora, então, de mergulhar nos universos de pesquisa. O primeiro Universo(União/Clube/Grupo) apontava diversos referenciais criativos, mas foi ao cruzá-lo com a letra da principal música autoral da banda (Bom Malandro) que o parâmetro perfeito se definiu. A letra diz “Sou bom malandro, na cara do gol”, e assim o futebol (esporte no qual também a malandragem se faz muito presente) foi escolhido como principal referencial criativo para representar os conceitos de Grupo, Clube e União. Já o Universo doMalandro (que englobou o de Adaptabilidade por conter características inerentes a esse personagem) demandou um mergulho na música, literatura e cinema brasileiros, da onde foram pinçadas inúmeras referências de comportamento, imagens, formas e cores.

03 – ENFIM, À PRANCHETA!
Agora sim, a partir de um conceito forte e direcionado, chegou a hora de traduzi-lo em formas, cores e tipografia. Do futebol veio a forma do brasão, símbolo de grupo, união em torno de uma paixão, condição ou conceito. Da mitologia do malandro, vieram as cores e a simbologia do chapéu, paletó e gravata. A tipografia foi criada especialmente para a marca, inspirada na fonte utilizada na capa do LP “Chico Buarque Apresenta Malandro”(1985), trilha sonora do filme “Ópera do Malandro” de Ruy Guerra.

04 – VASO RUIM NÃO QUEBRA, LOGO BOM TAMBÉM NÃO
Mais do que o logotipo em si, o conceito que nasce junto a ele é o produto mais importante de todo o processo criativo. Um conceito forte e bem estruturado tende a ter uma relevância expressiva por muito tempo, expandindo sua influência para todas as áreas de manifestação da marca e consolidando uma Identidade Visual funcional e potente. Desde a criação da marca, há 12 anos, a banda Bola de Meia segue se beneficiando de um posicionamento de imagem conciso, o que colabora muito para a longevidade e o sucesso da banda ao longo de sua trajetória.

Sorry, the comment form is closed at this time.