Olá!
Recentemente tive o prazer de criar a Identidade Visual da peça de teatro infantil O Mistério No Expresso do Oriente (Sesc Consolação). Sempre que aparece um trabalho direcionado ao público infantil, é quase que inevitável ouvir do cliente que a arte deve ser cheia de cores, desenhos e muitos elementos para “chamar a atenção” da criança. Será? É fato que crianças são atraídas por movimento, brilho e objetos coloridos, mas ao longo do tempo isso se tornou tão lugar-comum que ninguém para pra pensar em outros caminhos de comunicação. Como designer, minha primeira vontade é sempre fugir do óbvio e tentar achar uma solução menos usual, mas de resultado igualmente (ou mais) satisfatório.
No caso do Mistério, decidi apostar em outras soluções. O colorido ainda está presente, mas de forma mais sóbria, menos gritante. Escolhi trabalhar não só o visual, mas também o tato, escolhendo um papel fosco e texturizado no lugar do liso-brilhante usualmente utilizado. Além disso, o programa da peça estimula a imaginação, com a máscara e a lupa recortáveis que transformam a criança no protagonista da história. Assim, o programa da peça vai além de um simples material de divulgação e lembrança, tornando-se parte da própria experiência do espetáculo.
No programa do espetáculo de ballet Cinderella fui até mais ousado no que diz respeito a cores. É um material praticamente monocromático (no caso uma cor predominante vibrante), mas abusado no formato. A ideia foi trazer o conceito do castelo da Cinderella (o mais famoso castelo da Disney), que era algo impossível de se reproduzir no espetáculo. Dessa forma, o programa também ajudava a “ambientar” a plateia na história.
Sempre fui contra a palavra ‘infantil’ ser usada de forma pejorativa. Acredito que não se deve subestimar a inteligência dos nossos pequenos. Muito menos seu senso estético.
Para entrar em contato com este designer que vos fala, use o e-mail designcajueiro@gmail.com ou o tel/whats (11) 9762.80361. Obrigado e até a próxima!
* Todos os exemplos mostrados nesse e-mail são trabalhos feitos por mim.
Sorry, the comment form is closed at this time.