Afinal, que diabos é um designer? Em tempos de designers de sombrancelha e milhares de lojas de móveis com “design” no nome (como a mítica Sylvia Design), é importante colocarmos o designer em seu devido lugar. Assim como uma pessoa que aprende a tocar algumas músicas no violão não é um músico, alguém que sabe mexer no Photoshop (ou fazer uma sombrancelha) está longe de ser um designer. Antes de ser um fazer, design é um pensar. Design tem muito mais a ver com ideia, pesquisa, estratégia e senso artísticodo que com dominar alguns programas de computador. Um bom designer é, antes de tudo, um diretor de arte. Alguém que tem a visão e sabe o objetivo daquilo que está sendo feito. E é por isso que um designer de verdade pode se aventurar em diferentes mídias. Eu me formei em um curso de design gráfico, mas sou mais designer do que gráfico. Foi meu foco no design que me fez, por exemplo, capaz de conceber a ideia e criar toda a direção de arte de alguns videoclipes, como esse abaixo.
Ser um designer “gráfico” também não me manteve preso ao mundo estático. Os mesmos conhecimentos de cores, diagramação, tipografia e estética me levaram a pensar e criar animações, como o lyric video abaixo, da cantora Aline Muniz (e também fazer um pra mim mesmo).
Ser mais designer do que gráfico também me ajudou muito a participar de equipes multidisciplinares, levando meu pensamento estratégico e artístico para áreas de desenvolvimento de produto, marketing e outras. Usar o termo design de forma banal é como aquele brigadeiro que custa 3 vezes mais do que deveria, só porque alguém chamou ele de gourmet. Portanto, da próxima vez que ouvir a palavra designer, verifique se tal pessoa é realmente um, ou se é apenas alguém querendo ‘gourmetizar’ suas habilidades, sem realmente ter um diferencial para isso.
Para entrar em contato com este designer que vos fala, use o e-maildesigncajueiro@gmail.com ou o tel/whats (11) 9762.80361. Obrigado e até a próxima!
* Todos os exemplos mostrados nesse post são trabalhos feitos por mim.