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Brinde, não! Merchan!

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Nesse instante, em algum lugar bem próximo de você, existe algo que você ganhou de brinde. Uma caneta com a marca de uma empresa, um chaveiro que veio junto com um produto ou aquela camiseta de campanha política que você talvez use como pijama. É normal empresas produzirem “agrados” cuja função essencial é conquistar ou fidelizar clientes. Como o tempo, muitas empresas começaram a tentar fugir dos brindes tradicionais e buscar inovação até mesmo nessa área. Como por exemplo esse par de Havaianas, brinde de final de ano que criei para a produtora de som Trilha Original.

 

trilha

 

Porém, quando falamos do mercado cultural (especialmente o musical) o tal do brinde deixa de ser um pequeno coadjuvante para se tornar parte extremamente importante do negócio. E é aí que o brinde vira merchandise, ou merchan para os íntimos. Hoje, com a situação atual do mercado musical voltada em sua maioria para o modo “independente” de negócio, a venda de produtos relacionados à música muitas vezes ocupa a posição de principal fonte de renda dos artistas.

E é justamente essa importância do merchandise para os músicos que me fez usar do pensamento do design para criar os merchans dos meus projetos musicais; a ideia é que eles não apenas atraiam quem já conhece as músicas, mas também funcionem como chamariz para que as pessoas conheçam o som a partir dos produtos. Isso pode ser feito de forma simples; utilizando-se de uma frase de efeito da letra de alguma música em um produto, como por exemplo a camiseta e os cartazes abaixo:

 

merchan1

 

Mas dá para ir além. No caso da canção “Ninguém Separa”, a letra cita diversos cantores e cantoras famosos da história da música. Então, por que não aproveitar isso para chamar a atenção do público para a obra? Ir além da letra propriamente dita e materializá-la? Comecei criando personagens para o lyric video da música e, a partir disso, segui para a produção dos merchans. Vejam abaixo como ficaram.

 

merchan2

 

Seja um simples brinde ou um importante merchan, é sempre fundamental considerar todas as formas de aproveitar melhor seu potencial. E é para isso que existe o designer!

Para entrar em contato com este designer que vos fala, use o e-mail designcajueiro@gmail.com ou o tel/whats (11) 9762.80361. Obrigado e até a próxima!

* Todos os exemplos mostrados nesse e-mail são trabalhos feitos por mim.

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