MENU

Dando nome aos bois (e aos produtos, empresas…)

0
1348
0

Dentro das várias áreas criativas em que um designer pode atuar, sem dúvida uma das que exigem mais cuidado e sensibilidade é a arte de se nomear as coisas, ou naming para os íntimos. Delegar a um profissional a responsabilidade de nomear a sua empresa ou produto é quase como pedir a alguém que nomeie seu próprio filho (eu disse quase). Algumas empresas não dão muita bola para a importância de ter um profissional qualificado no momento da criação do nome. O nome é o ponto central de todo obranding de uma empresa/produto. Um nome ruim ou inadequado pode significar o fracasso do projeto e não há logotipo, identidade visual ou propaganda que resolva. Algumas vezes, o caminho da onde virá o naming pode aparecer de forma mais clara no projeto, como no caso da loja virtual que tem como diferencial a venda de merchandising de bandas e produtos com frases e outros grafismos relacionados à música. Assim surgiu a loja Música Gráfica. Outras vezes, o naming pode estar na re-significância e apropriação de uma palavra do próprio universo da marca. Foi esse o caso do Núcleo de Coros Universitários que ganhou o nome de Uníssono, palavra que originalmente designa o trecho aonde todas as vozes de um coral cantam a mesma nota.

 

78b4e914-a9ed-480d-8a16-496e00f19002

 

Algumas vezes o naming pode surgir de uma combinação de conceitos. No caso abaixo, o objetivo era criar um nome para uma empresa nova, de cursos on-line focados para a gestão pública (servidores), formação política (com destaque para a formação política da mulher) e concursos públicos. Além disso, esse job apresentava também uma particularidade: o cliente gostaria que o nome fosse aprovado por uma numeróloga (nada de errado nisso, afinal, o cliente é que manda). Após muitas tentativas, chegamos ao nome ePublika, que denota a parte online, a parte do foco na coisa pública, a palavra feminina e, de quebra, o uso da sílaba Ka, primeira sílaba do nome da dona da empresa.

cd304fdb-c222-4e45-8592-bc15bc196988

Concluindo; o processo de naming não é uma ciência exata, mas com certeza ter um designer profissional no processo é crucial para o futuro do projeto.

 

Para entrar em contato com este designer que vos fala, use o e-mail designcajueiro@gmail.com ou o tel/whats (11) 9762.80361. Obrigado e até a próxima!

* Todos os exemplos mostrados nesse e-mail são trabalhos feitos por mim.

Leave a Comment!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *