O logotipo de um governo é coisa muito séria, mas será que é levado a sério mesmo?Posicionamentos políticos à parte, quando houve a recente mudança de governo em nosso país, me chamou muito a atenção o novo logotipo apresentado. Nos últimos anos, tivemos uma marca que buscava representar a diversidade de um povo (“um país de todos”), passamos para um re-design dessa marca (“patria educadora”) e hoje temos uma marca que escolheu uma certa neutralidade em termos de significado. Ainda assim, logo de cara, algo me incomodou nessa nova marca.
Não é minha intenção aqui comentar as polêmicas que envolveram a nova marca (terapenas 22 estrelas, ter sido “escolhida” pelo filho de 7 anos do presidente ou o fato de ter sido criada por um publicitário e não um designer). Tudo isso vocês podem ver na internet.Quero me ater a uma questão que não vi em lugar algum e que até hoje me intriga. Veja abaixo as marcas dos 3 maiores partidos políticos do país. Alguma delas te chama atenção?
Quando vi a nova marca do governo federal, não pude deixar de, imediatamente, pensar na marca do PSDB. Tentando passar longe do campo da “conspiração política” e me manter neutro, comecei a analisar a semelhança entre elas do ponto de vista exclusivo do design e várias perguntas surgiram. Por exemplo; se a faixa em que se lê “ordem e progresso” foi modificada de branca para amarela a fim de trazer para a marca mais proximidade às cores nacionais, onde está o verde, a cor que ocupa a maior parte da nossa bandeira? As cores ficaram idênticas às do PSDB (ambos os logos apresentam as cores azul, amarelo e branco), isso sem falar na escolha do uso do degradê na parte escrita do logo, assim como no logo tucano. Para ajudar (ou piorar a situação) ainda mais, a escolha da fonte onde lemos BRASIL é muito próxima à fonte usada em PSDB. Pode não ter sido proposital, mas com certeza ajudou a lembrar a marca do partido da social democracia brasileira. Veja a comparação abaixo para entender melhor porque isso me chamou a atenção.
Meu ponto aqui é que, se já temos que tomar grande cuidado na criação de marcas para empresas, serviços, eventos e etc, imagine na marca de um governo federal! Deixar qualquer margem para uma interpretação como essa é uma grande falha de criação. Uma pesquisa das outras marcas relevantes no universo em que a nova marca vai se inserir é o be-a-bá da criação de uma marca. Isso evita situações como essa que, espero, pode não ter sido premeditada, mas certamente foi irresponsável, ainda mais em um país de política tão fragilizada como é o Brasil de hoje.
Para entrar em contato com este designer que vos fala, use o e-maildesigncajueiro@gmail.com ou o tel/whats (11) 9762.80361. Obrigado e até a próxima!